A Voz da China em África

Grupo de Investigação: Cidadania e Governação

O principal objectivo deste projecto é analisar o papel da China nos sectores dos media, comunicação e cultura africanos. Os outros objectivos do projecto são:

1. Com base em estudos de casos a realizar em três países africanos nomeadamente Uganda, Angola e Moçambique e na China, analisar como os media africanos e chineses fazem a cobertura das relações China- África, seu impacto e implicações nas relações entre os dois blocos e nas percepções que as populações locais um do outro;
  2. Como as companhias chinesas de telecomunicações como StarTimes, ZTE e Huawei investem e operam em África e
  3. Como os Institutos Confúcio ajudam ou contribuem a criar uma imagem positiva da china em África através da promoção e difusão da cultura daquele país asiático.

Do ponto de vista teórico, a pesquisa baseia-se em teorias da comunicação e democratização; economia política dos meios de comunicação; teorias de globalização e de análise de discurso.

Em termos metodológicos, o projecto baseia-se em métodos qualitativos nomeadamente a análise discursiva dos debates na comunicação social, etnografia; observação participante e entrevistas em profundidade (in depth interviews).

Para além do IESE através do GDI Cidadania e Governação, o projecto envolve também o CMI de Bergen (Noruega); a Universidade de Makerere (Uganda) e a Academia Chinesa de Ciências Sociais, Pequim (China).

Publicações, produtos e materiais de pesquisa

Cadernos IESE

A cobertura da China na imprensa moçambicana: Repercussões para o soft power chinês. Cadernos IESE n.º 16/2015, Novembro de 2015

Outras publicações