Investigadores do IESE participaram num documentário sobre juventude e crise económica em Moçambique

Julho 13, 2017

Os investigadores do IESE, Fernanda Massarongo e Michael Sambo participaram num documentário sobre o papel da juventude Moçambicana na solução da crise económica – alternativas criativas, lançado no dia 22 de Junho, na cidade de Maputo, pela Fundação Friedrich EbertStiftung Moçambique.

Numa das passagens do documentário, Massarongo afirma que “é urgente mudar a estrutura da economia de Moçambique e ambicionar ir além de um modelo de exportação de bens primários. Para Massarongo, Moçambique não vai sair da crise se não conseguir prestar atenção a este modelo de crescimento porque o modelo em si põe em causa a possibilidade de desenvolver os diferentes sectores que afectam os jovens.”

Por sua vez, Sambo explicou que “a crise moçambicana não é recente ainda que a crise actual esteja associada à questão das dívidas ocultas e aos seus efeitos. Para Sambo, a economia moçambicana é muito volátil à quaisquer mudanças no mercado internacional por causa da estrutura produtiva, pelo facto de: (i) Moçambique importar praticamente tudo que consome e (ii) quase tudo que produz ser exportado para o mercado internacional. Por isso, de acordo com Sambo, qualquer mudança no mercado externo afecta o mercado interno.”

O documentário junta também opinião e reflexões de outros jovens moçambicanos de diferentes profissões, que em Dezembro último participaram em Maputo numa conferência sobre a juventude e a crise com objectivo de discutir o papel dos jovens na busca de soluções para crise económica moçambicana.

Assista o documentário aqui:

 

Copyright © 2016 Instituto de Estudos Sociais e Económicos.
Professional website development by Independent Software in Maputo, Mozambique