Lúcio Posse

Foto_PerfilInvestigador

Grupo de Investigação: Cidadania e Governação

lucio.posse@iese.ac.mz

Área de trabalho

Nação, nacionalismo, descentralização, Estado, governação

Projectos de investigação

  • Descentralização no sector da saúde: Alcance e implicações para os cuidados primários de saúde
  • Food riots and food rights

Educação

  • 2015 Mestrado em Estudos Africanos, pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
  • 2007 Licenciatura em História, pela Universidade Eduardo Mondlane, Maputo

Resumo do percurso profissional

Investigador do IESE desde 2011. Antes trabalhou para a Comunidade Académica para o Desenvolvimento (CADE) como coordenador. Na Associação para Estudos de Desenvolvimento (ASED), desempenhou as funções de coordenador e investigador, tendo desempenhado as funções de investigador principal no projecto “Percepção ambiental em Moçambique: estudo de caso dos professores das escolas do ensino primário e secundário de Maputo” em parceria com o Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental/Faculdade Brasileira – NEPA/UNIVIX do Brasil. Para além destas funções trabalhou como assistente de investigação no projecto “Avaliação dos custos, efeitos e satisfação de pacientes seropositivos em relação a assistência alimentar em Sofala”.

Publicações

Publicações no IESE

2015 (Com Luís de Brito; Michael Sambo; Egidio Chaimite; Crescêncio Pereira) Cadernos IESE Nº 14 – “Revoltas da fome: protestos populares em Moçambique (2008–2012)”. (PDF)
2013 (Com Michael Sambo; Egidio Chaimite; Crescêncio Pereira) IDeIAS_Nº58 – “As revoltas do pão” de 2008 e 2010 na imprensa”. (PDF)

Artigo de investigação

2014 (Com Luís de Brito; Michael Sambo; Egidio Chaimite; Crescêncio Pereira; Alex Shankland) “Hunger revolts and citizen strikes: popular protests in Mozambique, 2008-2012
2012 (Com Roosevelt S. FernandesClarissa Massariol Oliveira; Caroline Monjardim) “Avaliação da Percepção Ambiental de Professores dos Ensinos Primário e Secundário em Maputo – Moçambique”. (PDF)
2011 “Educação Ambiental no Ensino Secundário Geral de Moçambique (África)”, Conexão FAISA/FACILUZ, 2, (2), pp. 1-18. (PDF)

Teses e dissertações académicas

2015 Dissertação de Mestrado em Estudos Africanos: “A ideia de nação nos discursos políticos do Presidente da República de Moçambique Armando Emílio Guebuza (2005-2009 e 2010-2014)”. (PDF)
2007 Dissertação de Licenciatura em História: “Papel das autoridades comunitárias no combate ao HIV/SIDA no distrito da Manhiça, 2000-2005”. (PDF)

Comunicações em Conferências e Workshops

2015 “O Conceito de Nação em Debate nos Estudos Africanos”, Workshop Os Estudos Africanos em Debate: Campos de Saber e Interdisciplinaridade, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 23 de Abril de 2015, Lisboa.
2008 “Autoridades Comunitárias no Combate ao HIV/SIDA”, Primeiras Jornadas Científicas, Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique – MCT, Junho de 2008, Maputo.

Artigo de opinião

2010 “Cidadania ambiental em Moçambique: sonho ou realidade?”

 

Copyright © 2016 Instituto de Estudos Sociais e Económicos.
Professional website development by Independent Software in Maputo, Mozambique