Moçambique, crescimento rápido com desindustrialização

Abril 18, 2017

A investigadora do IESE, Epifânia Langa participou, nos dias 29 e 30 de Março, em Dar es Salaam, Tanzânia, no 22º Workshop organizado pelo Policy Research for Development (REPOA) com o tema “Porquê as instituições são importantes para um desenvolvimento assente na industrialização”, onde apresentou a comunicação “Desindustrialização prematura: investigando o fracasso da política industrial em Moçambique”.
Na sua comunicação, a investigadora argumentou que excluindo os megaprojectos, a indústria transformadora em Moçambique enfrenta um processo de desindustrialização prematura, caracterizado pelo desaparecimento de actividades ou perca gradual de capacidades tecnológicas em actividades de maior complexidade industrial. Epifânia Langa afirmou que três factores explicam esta situação: a marginalização da política industrial selectiva, focada na aceleração da aprendizagem e no desenvolvimento tecnológico; a incoerência e fragmentação das políticas e actuações entre sectores e actores; e a fraca capacidade produtiva e financeira do sector industrial doméstico.
O evento contou com a participação de mais de 400 pessoas, incluindo pesquisadores nacionais e internacionais, governantes, parceiros de cooperação internacional, Organizações da Sociedade Civil, estudantes e imprensa, tendo sido apresentadas e discutidas 25 comunicações.