Moçambique: que Caminhos para o Futuro?

Março 10, 2017

É o lema da Conferência Internacional organizada pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) e a Fundação MASC, que vai decorrer de 22 a 24 de Março de 2017, no Centro Universitário, Cultura e Arte (CUCA) na cidade da Beira, província de Sofala. (Baixe o programa aqui).

A conferência internacional, que está aberta à participação do público em geral, tem como principal objectivo debater a forma como a estrutura e a natureza da economia política de Moçambique precisam de se adaptar, para serem menos propícias à instabilidade, à exclusão social e ao crescimento assente em rendimentos improdutivos.

Os principais enfoques temáticos da Conferência são: Economia: o contexto globalOs Desafios da Agricultura MoçambicanaServiços públicos de qualidade para todosConstrução do Estado através da descentralização?;  Constituição e democracia para a construção da paz; e Ética, solidariedade e sabedoria africana para construção da paz.

No interior destes enfoques temáticos, vários temas específicos serão apresentados por oradores de renome, nomeadamente ChanningArndt, Carlos Nuno Castel-Branco, Edward Samuel Jones, Fernando Luís Abrucio, Jorge Cláudio de Bacelar Gouveia, José Jaime Macuane, Tim Murithi e Sheik SaideHabiHabibe.

A conferência contará também com comentadores de renome como António Francisco, Adriano Nuvunga, João Mosca, Flávio Menete, entre outros.

Espera-se, com a realização desta conferência, produzir resultados palpáveis que possam contribuir para as negociações de paz em curso, com vista a uma agenda de reformas relativamente às políticas públicas e à Constituição. Espera-se, igualmente, que a conferência explore outros temas e elementos de base pertinentes para a educação cívica e para a cidadania, no que diz respeito à resolução pacífica de conflitos em vários níveis de governo e da sociedade, com base em princípios universais de ética e sabedoria humana.