O Projecto

Contexto
O papel activo, articulado e permanente das organizações da sociedade civil (OSCs) em Moçambique é ainda incipiente se, por exemplo, compararmos com outros países e com a África Austral, em particular. O estudo de base do Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil (MASC) sobre a Monitoria de Governação em Moçambique argumenta que "a visibilidade do envolvimento das OSCs na monitoria e advocacia da governação é ainda baixa…". A maior parte das OSCs em Moçambique, particularmente aquelas que desenvolvem acções a nível local, lutam com a falta de meios humanos, materiais e financeiros. Em particular, alguns quadros e trabalhadores dessas organizações raramente dispõem de formação e competências adequadas para desenvolverem o seu mandato e se relacionarem de forma eficaz com os serviços e autoridades públicas. (...)


Notícias

IESE capacita organizações da sociedade civil na província da Zambézia

No âmbito do "Projecto de Desenvolvimento de um Sistema de Documentação e Partilha de Informação", implementado pelo IESE e financiado pelo Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC), realizou-se na cidade de Mocuba, de 13 a 15 de Abril, a terceira formação sobre monitoria da governação com base no Orçamento do Estado. A formação, organizada em coordenação com o Programa de Desenvolvimento Ambiental – PRODEA, foi facilitada por dois investigadores do IESE, nomeadamente Michael Sambo e Fernanda Massarongo. Participaram na formação, uma média de 15 pessoas, representantes de diferentes organizações da sociedade civil do distrito de Mocuba, nomeadamente: PRODEA, AEM (Associação Evangélica de Mocuba), NANA, AMODAS (Associação Moçambicana para a Defesa do Ambiente e Saneamento do meio), AME, AAGILE (Associação de Amigos e Naturais de Gilé) e AMUDZA (Associação das Mulheres Domésticas da Zambézia).

IESE capacita organizações da sociedade civil na província do Niassa

No âmbito do "Projecto de Desenvolvimento de um Sistema de Documentação e Partilha de Informação", implementado pelo IESE e financiado pelo Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC), realizou-se na cidade de Lichinga, de 1 a 4 de Março, a segunda formação sobre monitoria da governação com base no Orçamento do Estado. A formação, orientada em coordenação com o Programa de Apoio à Sociedade Civil (PASC) do Centro Cooperativo Sueco (CCS), foi facilitada por dois investigadores do IESE, nomeadamente Michael Sambo e Fernanda Massarongo. Participaram na formação 15 pessoas dentre as quais representantes de organizações da sociedade civil provenientes de diferentes distritos da província do Niassa, e funcionários das Direcções provinciais das Finanças e do Plano e Desenvolvimento.

(Arquivo)

Eventos

Formações, para Zambézia/Mocuba organizadas em parceria com a PRODEA - Abril 2011