Sobre o IESE

Introdução

 

O IESE é uma organização moçambicana independente e sem fins lucrativos, que realiza e promove investigação científica interdisciplinar sobre problemáticas do desenvolvimento social e económico em Moçambique e na África Austral.

Tematicamente, a actividade científica do IESE contribui para a análise da política pública e social e da governação, com enfoque nas problemáticas de pobreza, política e planeamento público, cidadania, participação política, governação e contexto internacional do desenvolvimento em Moçambique.

Metodologicamente, o IESE privilegia a problematização das temáticas e métodos de investigação com base numa abordagem de economia política, que envolve ainda a promoção de abordagens interdisciplinares e heterodoxas.

Organizativamente, a actividade científica do IESE desenvolve-se em torno de Grupos de Investigação, os quais lideram linhas e projectos de investigação específicos e incorporam equipas de investigação formadas por investigadores permanentes e associados do IESE.

Missão

A missão do IESE é a promoção de investigação social e económica de alta qualidade e relevante sobre as problemáticas de desenvolvimento, governação, globalização e política pública em Moçambique e na África Austral, privilegiando uma abordagem de economia política, interdisciplinar e heterodoxa e criando um espaço pluralista de estudo, debate e difusão de conhecimento e informação. Em relação com o seu programa de investigação, o IESE promove a publicação, debate e formação.

Visão

O IESE tornar-se-á numa instituição de investigação científica de referência nacional e regional, um componente chave da rede nacional e regional de investigação, e um repositório de experiência, informação e conhecimento sobre problemáticas de pobreza, desenvolvimento económico e social, governação democrática, globalização e política pública.

Órgãos de Direcção

Conselho de Direcção

Conselho Científico

Investigadores

Centro de Documentação

Comunicação e IT

  • Bruno Darsam
  • Lizete Mangueleze

Financiadores

  • Reino da Dinamarca
  • República da Irlanda
  • República da Finlândia
  • Cooperação Suiça
  • IBIS – Moçambique
Copyright © 2016 Instituto de Estudos Sociais e Económicos.
Professional website development by Independent Software in Maputo, Mozambique