Activismo

O Activismo consiste em ccções em rede e colaboração entre organizações da sociedade civil (OSCs) e actores de desenvolvimento é estabelecida com base em 60 OSCs e 100 líderes comunitários, para além do estabelecimento de um Fórum de OSCs-alvo e líderes comunitários que trabalham sobre questões da prevenção e resolução de conflitos, bem como da gestão inclusiva e sustentável de recursos naturais, incluindo terra e sector de industria extractiva. Este Fórum funciona como um espaço seguro de activismo, uma plataforma para reuniões internas e externas e um local onde as OSCs podem preparar agendas e questões que serão introduzidas nas plataformas multistakeholders, que o projecto TIPS estabelece. Por sua vez, o Fórum facilita a criação das campanhas provinciais de advocacia de direitos.

O Fórum é estabelecido e vinculado a actores nacionais e internacionais de construção da paz e gestão de recursos naturais. O Fórum criará cinco núcleos locais, um em cada província abrangida pelo projecto TIPS (Inhambane, Sofala, Tete, Niassa e Cabo Delgado). O Fórum vai reunir-se regularmente para discutir e buscar soluções sobre questões relevantes relacionadas com os conflitos resultantes da exploração de recursos naturais e extractivos, a prevenção, a mediação e a construção da paz, que emergem dos seus contextos específicos, e discutir o progresso em suas actividades de monitoria.

Espera-se que ao conectar as OSCs e os líderes comunitários entre si e com seus pares, eles sejam capazes de aumentar seus conhecimentos, aprimorar sua visão e aumentar sua eficácia de advocacia. O resultado é ter, portanto, OSCs e líderes comunitários melhor conectados, dispondo de maiores capacidades e habilidades para advogar em conjunto por uma gestão dos recursos naturais pacífica, inclusiva e sustentável bem comoprevenindo e resolvendo conflitos.

Este Fórum proporcionará um espaço seguro e uma plataforma de reunião regular, onde os membros podem discutir e buscar soluções para questões relacionadas à gestão de recursos naturais, incluindo gestão inclusiva e sustentável de terras, conflitos baseados em recursos naturais, discussão do progresso em seus planos de monitoria e desenvolvimento de advocacia conjunta. Além de ser um espaço seguro, o Fórum servecomo a plataforma onde os membros se preparam e chegam a um acordo sobre as questões a serem introduzidas nas plataformas multistakeholders.