O Desenvolvimento de Capacidades incorpora as actividades destinadas a organizações da sociedade civil (OSCs) e líderes comunitários específicos em cada uma das cinco províncias onde o projecto “Por uma Sociedade Inclusiva e Pacífica em Moçambique” (TIPS) é implementado, nomeadamente Inhambane, Sofala, Tete, Niassa e Cabo Delgado. As actividades consistem num programa de treinamento em três fases ao longo do período de implementação do projecto TIPS. O treinamento é desenvolvido por meio de consultas a OSCs e líderes comunitários, bem como a especialistas que trabalham sobre o processo de construção da paz. Assim, espera-se doptar as OSCs e aos líderes comunitários de conhecimentos, capacidades e habilidades em análise de conflitos, resolução de conflitos, mediação, diálogo, lobby, advocacaia e monitoria. Nesse sentido, o consórcio organizará três treinamentos em cada um dos locais abrangidos pelo projecto TIPS. O primeiro treinamento tem como foco a análise de conflitos, resolução de conflitos, mediação e diálogo, particularmente conflitos baseados em recursos naturais, além de motivações em volta de conflitos relacionadas, tais como as disputas de terra. O segundo concentra-se-se no lobby, na advocacia e monitoria. O terceiro focaliza-se no aprofundamento das habilidades dos participantes do projecto TIPS na prevenção e transformação de conflitos, advocacacia e promoção de campanhas, especificamente relacionadas com a gestão de recursos naturais.
O projecto TIPS tem como público-alvo, 12 OSCs e 20 líderes comunitários em cada uma das cinco províncias acima indicadas de modo a garantir equilíbrio de género, socioeconómico, religioso, étnico, cultural, comunitário e geográfico entre os participantes.
As actividades de Desenvolvimento de Capacidades são multiplicadoras no contexto da sua implementação de modo a envolver diversas partes interessadas, incluindo outros líderes e membros da comunidade, jovens, tomadores de decisão e a mídia, em abordagens positivas e não violentas para promover uma cultura de paz. As formações apoiam a acção prática, visto que não só fornecem ferramentas teóricas e orientação, mas também acompanhamento dos membros do consórcio. Melhora também as competências técnicas dos representantes de OSCs e líderes comunitários específicos, aumentando a qualidade do seu trabalho e actividades, bem como a sua motivação e impacto no que se refere às capacidades adquiridas.