Projecto TIPS e parceiros organizam reflexão sobre gestão de recursos extractivos e prevenção de conflitos

Entre os dias 28 e 29 de Junho do presente ano, teve lugar, na cidade de Maputo, a conferência em torno da governação dos recursos extractivos e prevenção de conflitos em Moçambique. Organizado por diversas organizações da sociedade civil e parceiros, incluindo o consórcio do Projecto TIPS Mozambique, o evento juntou diferentes actores, desde Governo, Sociedade Civil, Academia e demais interessados.

Partilhando os resultados da pesquisa realizada pelo IESE, no quadro do Projecto TIPS Mozambique, sobre indústria extractiva e conflitos decorrentes da exploração dos recursos naturais nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Tete, Sofala e Inhambane (relatório da pesquisa aqui), Sérgio Chichava destacou a dissonância entre a abundância de riquezas naturais e a sua distribuição desigual, o que tem gerado conflitos nos locais estudados.
No global, a conferência visava colher experiências locais, regionais e internacionais, com o objectivo de contribuir de forma assertiva para o debate sobre as práticas de governação dos recursos naturais e conflitos resultantes. Além disso, a conferência pretendia estimular a discussão sobre a reforma do quadro legal deste sector, em função das boas práticas compartilhadas pelos diferentes intervenientes do evento.
Share via
Copy link
Powered by Social Snap