A pesquisa participativa sensível a conflitos do Projecto TIPS (Towards Inclusive and Peaceful Society in Mozambique) visa contribuir para a prevenção de conflitos e uma melhor inclusão social na gestão de recursos naturais, através de trabalho de campo em cinco províncias em Moçambique: Niassa, Cabo Delgado, Tete, Sofala e Inhambane. Estas províncias foram seleccionadas porque têm exploração significativa de recursos naturais e acolhem grandes projectos no sector da mineração, petróleo e gás natural. Consequentemente, estas províncias também apresentam conflitos e violência relacionados com estas actividades ou riscos crescentes destes poderem ocorrer, o que requer uma intervenção académica e social urgente.

Os objectivos principais da pesquisa são os seguintes: (i) mapear os conflitos locais e os actores da construção da paz, (ii) compreender as percepções locais da dinâmica do conflito e das possíveis soluções, (iii) avaliar as necessidades, pontos fortes e limitações dos beneficiários do projecto, (iv) para além de avaliar a dinâmica e as dimensões de gênero e geração desses conflitos.

A metodologia usada na pesquisa é amplamente qualitativa, participativa e baseada no trabalho de campo. A pesquisa aplica os seguintes métodos: revisão da literatura, conversas pessoais, discussões de grupos focais e entrevistas com informantes-chave. A pesquisa é realizada numa base de análise inicial de materiais relevantes de meios de comunicação, relatórios de ONGs e revisão da literatura geral. No entanto, o seu maior foco concentra-se em entrevistas temáticas e conversas subsequentes conduzidas após a fase de preparação. As entrevistas e conversas são realizadas com funcionários de organizações da sociedade civil, representantes do sector privado, líderes comunitários, membros da comunidade e autoridades nacionais e provinciais. A equipa de pesquisa é composta pelo Chefe de Pesquisa do IESE, Pesquisador Principal e 10 assistentes de pesquisa locais. Além disso, dois membros da equipe de IT e comunicação do IESE divulgarão os resultados do projecto por meio do website do IESE, redes sociais do Projecto e órgãos de comunicação social.

O Projecto TIPS tem a duração de três anos e os resultados da pesquisa assim como as suas actividades de disseminação e comunicação fornecerão uma base de evidências sólida não apenas para o Projecto TIPS (nomeadamente nas suas componentes de Advocacia, Activismo e Desenvolvimento de capacidades), mas para uso mais amplo por actores de construção da paz no país e na região.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Toggle Content
Equipa do projecto TIPS

Parceiros