Grupo de Investigação de Economia e Desenvolvimento

O Grupo de Investigação de Economia e Desenvolvimento (GdI E&D) trabalha sobre a questão temática Problemáticas de expansão e transformação económica em Moçambique. Esta questão temática é associada ao estudo do sistema social de acumulação de capital, os seus paradoxos, tensões e contradições, como emerge e as suas tendências de mudança.

Investigadores associados

• Bridget O’Laughlin
  • Marc Wuyts

Temáticas e projectos de pesquisa

Problemáticas de expansão e transformação económica em Moçambique

Investimento, estruturas produtivas e organização social da produção

Este tema consiste na recolha e análise da informação sobre as estruturas, dinâmicas e tendências do investimento privado e público, da produção, serviços e comércio, bem como sobre o desenvolvimento de grupos económicos nacionais e as suas interacções,características e tendências, as ligações entre unidades, sectores e actividades produtivas, as tendências no respeitante à apropriação e exploração de recursos naturais e a evolução tecnológica da produção. Naturalmente, este subtema envolve o trabalho com os grandes agreagados económicos e as políticas públicas associadas.

Emprego e mercados de trabalho

Este tema envolve a análise do emprego a três níveis fundamentais: as tendências e condições globais, as tendências e condições nas unidades produtivas, os mercados de trabalho. Em cada um destes níveis, são estudados e caracterizados os tipos de emprego, as condições de emprego, as políticas públicas sobre emprego, e as interacções entre diferentes tipos, mercados e dinâmicas de emprego e outras actividades de geração de rendimento. De particular importância, nas condições de Moçambique, é a análise do emprego rural e a sua relação com diferentes formas de reprodução social da força de trabalho. A conjugação da análise do emprego e mercados de trabalho e do investimento, estruturas produtivas e organização social da produção permite expandir e aprofundar a análise sobre as dinâmicas e tendências de transformação económica.

Finanças e porosidade económica

Neste tema é estudada a relação entre mercados financeiros e finanças públicas, as estruturas do sistema e dos mercados financeiros, e a sua relação com a base produtiva, bem como são estudados os fluxos e agregados económicos associados.

Impacto económico, social e local de mega-projectos de recursos naturais

Este projecto tem dois objectivos: (i) actualiazção dos dados reais sobre investimento privado de facto realizado nestes projectos e sua comparação analítica com os dados dos projectos de investimento, com enfoque nas províncias de Tete, Inhambane e Nampula; e (ii) análise dos impactos destes projectos nas dinâmicas e tensões económicas e sociais locais (incluindo as relacionadas com a posse e utilização de recursos naturais).

Recursos naturais e investimento directo estrangeiro na agricultura no Sul de Moçambique

O objectivo deste projecto é analisar as dinâmicas e tensões em torno do acesso e controlo de recursos naturais (em especial da água e da terra) no conetxto da expansão do investimento directo estrangeiro na agricultura do Sul de Moçambique.

Economia Política da Fiscalidade e da despesa pública

Este projecto analisa as dinâmicas, tendências, tensões e desafios da mobilização e alocação de recursos, e seus impactos macroecnómicos, do ponto de vista fiscal e da despesa pública. Vai estabelecer a relação entre os determinantes da receita pública e do crescimento económico, assim como discutir a relação enter política fiscal e de despesa pública com os padrões de acumulação. Vai analisar, ainda, as dinâmicas, desafios e tensões em torno do financiamento da despesa pública com fontes alternativas (parcerias público-privadas, créditos concessionais e não-concessionais) e o impacto destas fontes alternativas ao nível macroeconómico e das opções e escolhas políticas do Estado sobre a natureza e o papel da despesa pública.

Descentralização e Fiscalidade

Este projecto discute o acesso e controlo, pelos municípios e distritos, dos recuros locais como fonte de financiamento da administração pública. Também analisa o impacto do fundo de iniciativa local como instituição financeira emergente fiannciada por fundos públicos não locais.

Dinâmicas de Expansão de Instituições Financeiras nas Zonas Rurais

Este projecto vai estudar as dinâmicas e padrões da expansão de instituições finaceiras privadas e públicas para as zonas rurais, bem como a caracterização dessa expansão, as motivações e ligações da expansão com as dinâmcias e característcias económicas e sociais das regiões, e as ligações entre diferentes instituições financeiras.

Diversificação da base produtiva e comercial em Moçambique

O IESE assinou um acordo com a embaixada da Dinamarca para participar com a sua pesquisa, por dois anos (2012/2014), no projecto de apoio ao sector privado cuja gestão está ser feita pelo Fundo de Ambiente de Negócio (FAN). Isto significa que o IESE vai usar a sua pesquisa e publicações para gerar artigos específicos para debate público e de políticas relacionadas com o desenvolvimento da capacidade produtiva. Para o IESE, a investigação deve focar no desenvolvimento de capacidades produtivas ao mesmo tempo que também foca em questões sobre pressões económicas, sociais e políticas que moldam políticas publicas e decisões de negócio de forma a apoiar a diversificação e articulação da economia para além das dinâmicas de especialização em projectos de minerais e energia. Adicionalmente, a pesquisa precisa ir para além da questão de diversificação e evidenciar na análise as condições de economia política para diversificação e articulação das capacidades produtivas.