Carlos Muianga

Investigador

carlos.muianga@iese.ac.mz

Áreas de trabalho

A sua área de investigação está ligada a dinâmicas de diversificação e articulação da base produtiva e comercial de Moçambique, ligações intersectoriais e infra-estruturas e desenvolvimento.

 

Projectos de Investigação

Educação

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo (2009) e Mestre em Desenvolvimento Económico pela School of Oriental and African Studies (SOAS), Universidade de Londres, Londres (2014).

Resumo do percurso profissional

Nasceu a 13 de Setembro de 1985 em Maputo, Moçambique. É assistente de investigação do IESE desde 2010. Na Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane, foi monitor da disciplina de Microeconomia. Em 2009, participou num projecto de investigação sobre a opinião dos moçambicanos em relação à qualidade dos processos democráticos em Moçambique (Universidade de Oxford – Inglaterra). Antes de se integrar ao Grupo de Investigação de Economia e Desenvolvimento do IESE, foi colaborador do Standard Bank Moçambique.

Seminários e Palestras

2015b

.

(com Carlos Nuno Casltel-Branco, Fernanda Massarongo, Nelsa Massingue, Oksana Mandlate, Rosimina Ali e Epifânia Langa) Questões de sustentabilidade e transformação macroeconómica e desafios para política pública: “Bolha económica” em Moçambique? (Apresentação feita na conferência “Economia e Governação: Desafios e Propostas”) (pdf)
2015b. (com Carlos Nuno Casltel-Branco, Fernanda Massarongo, Nelsa Massingue, Oksana Mandlate, Rosimina Ali e Epifânia Langa) Dimensões multifacetadas de ligações em economia extractiva e política pública. (Apresentação feita na conferência “Economia e Governação: Desafios e Propostas”) (pdf)
2011a. (Com Rogerio Ossemane e Nelsa Massingue). The Extractive Industry in Mozambique. Communication presented at the “Alternative Mining Indaba” conference. Capetown.(pdf)
2011b. (Com Fernanda Massarongo). Problemas e Desafios do Financiamento do Estado com Recurso à Dívida. Apresentação feita na Primeira feira do Livro. (pdf)

Colaboração em comunicações e artigos

2012 “Paradoxos” da Economia de Moçambique – modo de acumulação extractivo como método de explicação. (pdf)

Publicações

2013 Questões à volta do desenvolvimento da base produtiva no PARP: implicações para estratégias de desenvolvimento do empresariado nacional. (pdf)

Copyright © 2016 Instituto de Estudos Sociais e Económicos.
Professional website development by Independent Software in Maputo, Mozambique