Governance Diaries of the poor: Understanding lived experiences of empowerment and accountability

Dezembro 12, 2017

Governance Diaries… ou, em português, Diários de Governação…, é um projecto de pesquisa iniciado em Maio de 2017 pelo IESE em colaboração com o Instituto de Estudos de Desenvolvimento (IDS), procurando, entre outros aspectos, compreender como é que pessoas pobres acedem à instituições (formais e informais) e a importância destas na resolução dos seus problemas do dia a dia. Especificamente, pretende-se explorar o ecossistema de gestão dos pobres por forma a compreender as suas necessidades de governação e até que ponto o Estado vai ao encontro das mesmas. Entre as questões centrais, destacam-se as seguintes: De que forma os pobres resolvem os seus problemas? A que instituições ou pessoas recorrem? Como percebem essas instituições ou pessoas? A articulação com essas pessoas e instituições empodera os pobres? O que significa empoderamento para os pobres? Dada a multiplicidade de instituições e, por vezes, a fragmentação da autoridade, o que determina o recurso a certas instituições e pessoas ? Essas instituições e pessoas respondem aos problemas? Como e porquê?

A pesquisa adopta uma metodologia qualitativa (observação, conversas e entrevistas regulares e sistemáticas) e, na sua fase piloto, que se estende até Janeiro de 2018, decorre no Paquistão, Myanmar e Moçambique. Em Moçambique, está a ser implementado em Tete (cidade de Tete e distrito de Moatize) e Nampula (cidade de Nampula e distrito de Murrupula).