Que canal de Moçambique daqui a 10 anos?

Abril 5, 2016

“Mar Nosso III – O mar, amanhã” foi o tema genérico da terceira conferência sobe o mar, organizada pelo ISRI, a UEM e a Embaixada da França, dedicada a pensar o Oceano Indico. O IESE fez-se representar no painel “que canal de Moçambique daqui a 10 anos? A economia azul e o canal de Moçambque”, com a apresentação “Os velhos paradoxos e o Oceano: Reflexões sobre Acumulação e o Mar em Moçambique”, (pdf), de Carlos Castel-Branco, que discute as implicações do sistema extractivo de acumulação de capital para as questões futuras de desenvolvimento social e económico e as abordagens sobre o mar. O paine incluía mais três investigadores, nomeadamente dois docentes da UEM, que falaram sobre os conceitos de economia azul e os desafios da exploração das energias renováveis, e a directora do IRD da Ilha Reunião, que falou sobre o papel da biodiversidade no desenvolvimento. Participaram, nos debates, estudantes, docentes, membros de organizações sociais, diplomatas e funcionários públicos.