A Fundação MASC é responsável pela realização dos seguintes produtos:

  • Selecção e treinamento de Grupos de Poupança (GPs) e Organizações de Desenvolvimento de Aldeias (ODAs) em liderança e engajamento cívico, meios de subsistência, além da operacionalização dos mesmos;
  • Identificação das necessidades das comunidades e implementação de respostas locais de forma participativa;
  • Apoio aos GPs ODAs no acesso a espaços seguros de tomada de decisões dos governos locais e estabeleciemnto de plataformas de diálogo.

O programa visa viabilizar oportunidades de participação conjunta de cidadãos na sua comunidade no sentido de identificação de necessidades na comunidade e implementação de planos e programas de desenvolvimento social e empreendedorismo. Estes processos de entreajuda irão contribuir para um maior contacto entre cidadãos, relações de reciprocidade e solidariedade dentro da comunidade (coesão horizontal).

As mulheres de GPs e ODAs participarão em mecanismos de tomada de decisões ao nível mais básico (comités de água, saneamento, comités de saúde, conselhos de escola, etc). As mesmas irão realizar mesas redondas viabilizando o contacto com autoridades. Serão apresentadas propostas de planos de acção a autoridades locais e registadas as medidas que forem adoptadas.

Os GPs da Fundação MASC são associações de poupança e crédito rotativo que promovem o acesso da população de baixa renda aos serviços financeiros. A gestão financeira dos grupos é feita pelos próprios membros seguindo uma metodologia que permite substituir as garantias formais por garantias morais. A Fundação MASC usa os GPs como ponto de entrada para promover melhorias nas condições económica, política e social paras as mulheres, as suas famílias e as comunidades onde elas residem. Neste programa, os GPs são compostos por cerca de 20 mulheres.

As ODAs são órgãos compostos por representantes de várias áreas numa determinada aldeia que também discutem várias temáticas e propõem soluções para os problemas de suas comunidades nos diversos sectores, tais como água e saneamento, saúde, educação, agricultura, entre outros.