“Economia Política e Recursos Naturais: a ‘maldição’ está na abordagem”

Março 8, 2017

O Instituto Superior de Economia e Gestão, ISEG, da Universidade de Lisboa, lançou a edição de 2017 da sua série de seminários de estudos de desenvolvimento, abrindo esta edição com a discussão do tema “Economia política e recursos naturais: a “maldição” está na abordagem” (pdf), apresentado por Carlos Nuno Castel-Branco, Director de Investigação no IESE e Professor Visitante do ISEG. Hidrocarbonetos e outros recursos estratégicos proporcionaram a expansão meteórica de algumas economias, mas, também, são acusados de aprofundarem ou exacerbarem dependência em produtos primários, instabilidade macroeconómica, convulsão social e política e degradação ambiental. O debate “benção vs maldição” encontra sempre nova evidência para qualquer um dos argumentos e, frequentemente, conclui que boa governação e uma perspectiva de desenvolvimento Humano podem minimizar a “maldição”. O foco deste seminário é a crítica, com o método de economia política, destas abordagens, enfatizando, alternativamente, a relevância do estudo e compreensão das condições históricas de acumulação de capital que conduzem ao e emergem do desenvolvimento baseado em recursos naturais. O evento contou com a participação de cerca 50 pessoas, entre estudantes de pós-graduação e docentes universitários. Oiça a entrevista dada pelo Professor Carlos Nuno Castel-Branco à RDP-Africa (link)