“Barómetro de Coesão Social – 2022, distrito de Chiúre” — Cadernos IESE Nº 26P

Novembro 3, 2023

Este Cadernos IESE Nº 26P inaugura uma série de seis publicações dos resultados da primeira ronda da pesquisa denominada Barómetro de Coesão Social, desenvolvida pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) desde o ano de 2021 nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula.  A pesquisa propõe-se a captar, compreender e explicar as dinâmicas dos níveis de coesão social em seis distritos, nomeadamente Chiúre e Montepuez (Cabo Delgado), Angoche e Moma (Nampula), Chimbunila e Cuamba (Niassa), através de um inquérito realizado a uma amostra representativa da população em cada distrito, entrevistas individuais e grupos focais. O Barómetro de Coesão Social explora a coesão social em duas dimensões – horizontal (relações entre os cidadãos) e vertical (relações entre os cidadãos e o Estado) – e seis indicadores, nomeadamente: inclusão, segurança e protecção, confiança nos outros, confiança nas instituições, representação e engajamento cívico.