“Barómetro de Coesão Social – 2022, distrito de Angoche” – Cadernos IESE Nº 28P

Novembro 9, 2023

Este Cadernos IESE Nº 28P é o terceiro de uma série de seis publicações dos resultados da primeira ronda da pesquisa denominada Barómetro de Coesão Social, desenvolvida pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) desde o ano de 2021 nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula.  A pesquisa propõe-se a captar, compreender e explicar as dinâmicas dos níveis de coesão social em seis distritos, nomeadamente Chiúre e Montepuez (Cabo Delgado), Angoche e Moma (Nampula), Chimbunila e Cuamba (Niassa), através de um inquérito realizado a uma amostra representativa da população em cada distrito, entrevistas individuais e grupos focais. O Barómetro de Coesão Social explora a coesão social em duas dimensões – horizontal (relações entre os cidadãos) e vertical (relações entre os cidadãos e o Estado) – e seis indicadores, nomeadamente: inclusão, segurança e protecção, confiança nos outros, confiança nas instituições, representação e engajamento cívico.