COMUNICADO: Sérgio Chichava é o novo Director do IESE a partir de 15 de Dezembro de 2020
A Assembleia Geral do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) elegeu, a 07 de Outubro de 2020, Sérgio Chichava para o cargo de Director do IESE. Sérgio Chichava é doutorado em Ciência Política pela Universidade de Bordeaux, em França, e docente no Departamento de Ciência Política e Administração Pública da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). É um dos membros fundadores e investigador do IESE, tendo exercido a função de Director Adjunto para a área de investigação nos últimos cinco anos, durante a direcção de Salvador Forquilha, cujo mandato terminou.
Salvador Forquilha, Doutor em Ciência Política pela Universidade de Bordeaux, em França, e docente no Departamento de Ciência Política e Administração Pública da UEM, faz parte do IESE desde a sua criação em 2007, foi Director Adjunto para a área Científica entre 2012 e 2015, e desde então, Director do IESE. A sua contribuição foi determinante para a consolidação, aprofundamento e valorização da pesquisa do IESE com foco no desenvolvimento social, económico e político de Moçambique. Foi igualmente importante no processo da reforma institucional com vista ao desenvolvimento e sustentabilidade do instituto, introduzindo por exemplo, possibilidades de fontes alternativas de financiamento para o seu “fundo comum”, através de cursos executivos e consultorias estratégicas. Ao longo do seu mandato, o IESE realizou duas importantes conferências. A primeira, de celebração do 10º aniversário da criação do instituto, em Setembro de 2017, com a realização da V Conferência Internacional Académica subordinada ao tema “Desafios da investigação social e económica em tempos de crise”. A segunda, por ocasião da celebração do 10º aniversário da publicação “Desafios para Moçambique”, em Setembro de 2019, com a Conferência intitulada “Desafios para Moçambique – Dez anos pensando no país”. A sua pesquisa no IESE focaliza-se nas dinâmicas da construção do Estado. Recentemente, junto com investigadores do IESE e associados, tem estado a desenvolver o programa de pesquisa sobre “Estado, Violência e Desafios de Desenvolvimento no Norte de Moçambique”.
Sérgio Chichava, ao assumir o cargo, torna-se no quarto Director do IESE, depois de Salvador Forquilha (2015-2020), Luís de Brito (2012-2015) e Carlos Nuno Castel-Branco (2007-2012), devendo dar continuidade a implementação do Plano Estratégico 2016-2025.