
IESE e UCM debatem laicidade em Moçambique, na cidade de Pemba
O Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), em parceria com a Universidade Católica de Moçambique (UCM), promoveu, na manhã de segunda-feira, 19 de Maio de 2025, a segunda sessão de divulgação pública do livro “O Desafio Moçambicano da Laicidade”, na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da UCM em Pemba.
Este ciclo de apresentações públicas do livro visa estimular reflexões aprofundadas sobre a construção da laicidade no país. Organizada pelo Professor Severino Ngoenha, a obra reúne contribuições de académicos moçambicanos e estrangeiros, bem como de líderes religiosos, abordando os múltiplos desafios que marcam este processo.
Os participantes do evento discutiram sobre ambiguidades constitucionais, o papel das religiões na esfera pública e a relação entre o Estado e as confissões religiosas, questões fundamentais para a compreensão da laicidade no contexto moçambicano.
A próxima sessão de apresentação do livro está marcada para o dia 26 de Maio, na cidade de Lichinga, em parceria com a Universidade Rovuma – Extensão de Lichinga.