Luís de Brito é o novo Director do IESE

Na sua Assembleia Geral de 12 de Setembro, o IESE elegeu o Professor Luís de Brito para o cargo de Director do IESE. Luís de Brito sucede, na direcção do IESE, ao Professor Carlos Castel-Branco, cujo mandato de director terminou. Luís de Brito, docente da UEM desde 1976, é doutorado em Antropologia, especialidade “Antropologia e Sociologia do Político”, pela Universidade de Paris VIII. É um dos membros fundadores do IESE, tendo exercido as funções de Presidente do Conselho Científico e coordenador do grupo de investigação de cidadania e governação desde a criação deste Instituto, há cinco anos.
Carlos Nuno Castel-Branco, doutorado em Economia pela Universidade de Londres, dirigiu o processo de criação de IESE desde finais de 2005 e vinha liderando este instituto de investigação desde a sua Assembleia Geral Constituinte, em Setembro de 2007. Neste período, o IESE construiu uma notável reputação académica e de intervenção social sobre questões de desenvolvimento social, económico e político em Moçambique e além fronteiras – de que é exemplo claro a recente III Conferência Científica Internacional do IESE de 04 e 05 de Setembro, que incluiu o lançamento de três novos livros –, influenciou a agenda nacional de debate de políticas públicas em algumas áreas vitais e críticas, e iniciou a formação de uma nova geração de investigadores e investigadoras moçambicanos de alta qualidade. Carlos Castel-Branco, que é igualmente Professor Associado na UEM, vai agora concentrar-se mais no desenvolvimento do programa de investigação e publicação do grupo de investigação de economia e desenvolvimento do IESE, de que é coordenador, permanecendo como membro do Conselho Científico desta instituição. Ao mesmo tempo, Carlos Castel-Branco, que é investigador associado e visitante na Universidade de Londres e no Centro de Investigação de Desenvolvimento Políticas, irá desenvolver os laços de investigação científica entre o IESE e instituições académicas no exterior.
No quadro da reforma institucional prevista na estratégia do IESE para 2012-2015, aprovada em finais de 2011, o novo elenco de governação deste instituto vai incluir duas novas posições, antes inexistentes, nomeadamente a de Director Adjunto para a área Científica e a de Director Adjunto para a área de Planificação, Recursos e Administração, cujos titulares serão apresentados em breve.