‘There are no alternatives here, and they know it’ Work in the cashew-processing factories in Mozambique

Julho 5, 2019

Foi a apresentação feita pelas pesquisadoras do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), Rosimina Ali, e da University of the West of England (UWE), Sara Stevano, num painel sobre ‘New hopes and new conflicts: working lives in Africa’s new manufacturing sectors’, durante a Conferência Internacional “Opening Up Development”, organizada pelo Development Studies Association (DSA 2019) e pela The Open University, entre os dias 19 e 21 de Junho último, em Milton Keynes, na Inglaterra (programa).

A apresentação reflectiu sobre a organização do trabalho na indústria de processamento de Caju em Moçambique, com base num quadro de análise que assenta nas questões de reprodução social e ilumina o conhecimento sobre quem são os trabalhadores e como é que a organização do trabalho e uso do tempo modela as suas vidas. Rosimina Ali e Sara Stevano explicaram por que é crucial analisar processos de diferenciação social para entender os padrões de recrutamento, as condições e experiências de trabalho assim como a possibilidade de exercer formas de resistência neste contexto produtivo.

A conferência do DSA 2019 teve uma participação de vários académicos, activistas, entre outros na reflexão geral sobre as mudanças na economia política global e novas formas de intervenção para desenvolvimento.