Para além do mercado comum: desenvolvimento industrial em contexto de integração económica regional em Moçambique – Ideias nº 100
Moçambique é um dos 44 países africanos signatários do novo acordo de livre comércio denominado “Zona de Comércio Livre Continental de África”, que tem como principal objectivo a criação de um mercado continental único de bens e serviços, com livre circulação de pessoas e de investimentos, gerando, assim, oportunidades para a obtenção de economias de escala e acesso à mercados. Mas, em que medida a rápida aceleração do processo de integração económica pode efectivamente expandir investimentos produtivos e as exportações? O que se pode aprender dos acordos de integração económica regional já existentes, como o caso da SADC, da qual Moçambique é membro?
Este IDeIAS nº 100, da autoria de Epifânia Langa e Maria Nkonjera, argumenta que face às diferenças significativas em termos de capacidades industriais entre países, particularmente o domínio regional da economia sul-africana, a integração económica baseada somente na expansão de mercados reproduz o carácter subdesenvolvido e dependente da estrutura produtiva doméstica.