“Desafios para Moçambique 2020” já disponível electronicamente

Dezembro 17, 2020

O Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) disponibiliza para descarregamento no formato electrónico, o livro “Desafios para Moçambique 2020”, a 11ª desta série iniciada em 2010 (Baixe o livro completo aqui ou por capítulos aqui).

Constituído por 18 artigos escritos por autoras e autores provenientes de diferentes disciplinas das ciências humanas e sociais e na sua maioria nacionais, dentre os quais nove do IESE, o livro coloca para o debate, os desafios impostos ao país pela crise das dívidas ilícitas, conflitos armados nas regiões Centro e Norte e pela pandemia da COVID-19.

Esta nova série “Desafios para Moçambique” encontra-se dividido nas suas habituais quatro secções, nomeadamente “Política”, “Economia”, “Sociedade” e “Moçambique no Mundo” (Baixe a introdução do livro aqui). Na secção “Política”, os artigos incidem sobre os conflitos político-militares, paz e reconciliação, manifestos eleitorais nas eleições gerais de Outubro de 2019 e governação municipal. Discutindo as crises, contradições e paradoxos da economia moçambicana, os artigos da secção “Economia” focaliza-se nos temas sobre finanças internacionais, produção e reprodução agrícola, política fiscal e monetária, trabalho e emprego e investimento directo estrangeiro. A secção “Sociedade” apresenta artigos sobre protecção social, trabalho e os media no contexto da COVID-19. Finalmente, na secção “Moçambique no Mundo, os artigos estruturam-se à volta da dimensão internacional do conflito em Cabo Delgado e as relações entre a África do Sul e Moçambique no domínio económico.

Diferentemente dos anos anteriores, esta nova edição da série “Desafios para Moçambique” será lançada no início de 2021 nalgumas capitais provinciais.

O livro pode ser adquirido nas instalações do IESE (Av. do Zimbabwe, nº 1214, Maputo) ao preço de 700 meticais a partir do dia 04 de Janeiro de 2021.